sábado, 5 de novembro de 2011

Pele merece cuidados especiais na terceira idade



Limpeza e hidratação melhoram o aspecto estético, contribuem para a saúde e contribuem para elevar a auto-estima dos idosos.

A pele é o maior órgão do corpo humano e está constantemente exposta a fatores como raios solares e poluição que, associados ao envelhecimento, prejudicam a sua vitalidade. E quanto mais os anos passam, maiores devem ser os cuidados. “O processo de envelhecimento é natural e inevitável. O que todos podem fazer é buscar tratamentos que amenizem os efeitos das agressões que a pele sofre durante a vida e que a idade potencializa”, afirma Tereza Freire, esteticista, massoterapeuta e enfermeira da T&T Clínica Estética.

O Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, é uma ótima oportunidade para lembrar que na terceira idade é preciso dar mais atenção a pele, já que o órgão fica mais fino, desidratado e com menos elasticidade. “A pele do idoso é mais sensível. A perda das fibras elásticas e do colágeno fazem com que a derme, segunda camada da pele, fique menos espessa. Além disso, as alterações que ocorrem na hipoderme, camada mais profunda, e na musculatura causam o enrugamento da pele”, explica.

O envelhecimento também altera a qualidade e a quantidade do colágeno presente na derme. O colágeno é uma proteína fundamental na estrutura dos tecidos e a derme é responsável pela resistência e elasticidade da pele, por isso as alterações na região são tão perceptíveis. “Quando a pele perde o apoio ocorre à formação das rugas, que atingem principalmente a face e as mãos. No rosto a testa, o nariz, as pálpebras, o canto externo dos olhos e os locais próximos dos lábios são os mais afetados”, aponta.

Tereza Revoredo, que também atua como esteticista, massoterapeuta e aromaterapeuta na T&T Clínica Estética, ressalta que na terceira idade a pele é afetada ainda pela formação de manchas e sardas. “Isto acontece devido o aumento de deposição da melanina, proteína responsável pela pigmentação da pele. Outros problemas que merecem atenção são as queimaduras, foto envelhecimento e o surgimento de cânceres de pele. Por isso é imprescindível o uso de filtro solar”, recomenda.

Revoredo aconselha também o uso de sabonetes que possuam em sua composição creme hidratante e os banhos com água quente devem ser evitados, já que contribuem para a retirada da gordura natural que a pele possui, deixando-a ainda mais desidratada. “Para manter a pele saudável o primeiro passo é se submeter a uma limpeza, que pode ser superficial ou profunda, de acordo com a necessidade do indivíduo. No momento do tratamento o profissional irá identificar qual método será o mais eficaz”, destaca.

A limpeza ajuda a minimizar os efeitos do envelhecimento, remove a sujeira e o acúmulo de células mortas e favorece a hidratação. A técnica é importante para que os cosméticos utilizados na hidratação da derme tenham efeito. “Se a pele estiver suja, com toxinas nos poros os produtos não conseguirão alcançar as camadas mais profundas, reduzindo a eficácia dos cosméticos. Na limpeza a pele é higienizada, tonificada e pode inclusive receber massagens revigorantes”, declara Revoredo.

O próximo passo é a hidratação, na qual ativos específicos para o tipo de pele do paciente são utilizados para melhorar o aspecto estético e promover vitalidade do local tratado. “A pele fica mais saudável. Para as rugas o ideal é fazer um peeling de cristal, que rejuvenesce o rosto e deixa a derme com uma textura agradável. Nos idosos os cuidados com a pele melhoram a circulação sanguínea, evita o aparecimento de infecções e tem reflexos psicológicos positivos, pois o paciente se sente melhor e com a auto-estima elevada”, acrescenta Freire.

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página